quarta-feira, 29 de abril de 2009

MOTIVAÇÃO = SUPERAÇÃO


Já citei em artigo anterior que uns dos agentes determinantes para a motivação é o prazer no que se faz, em dois casos de atletas de sucesso isso é facilmente identificado. Vejamos a seguir.


Lars Grael: Grande velejador brasileiro que conquistou campeonatos mundiais, medalhas olímpicas, além de inúmeros títulos brasileiros. Em setembro de 1998, sofreu um acidente, sendo atingido por uma embarcação o que ocasionou a amputação de sua perna. Manteve-se afastado das competições (como competidor), mas continuou promovendo o esporte, até que no ano de 1999 retornou as competições na classe oceano, e em dezembro de 2000 retorna a classe Tornado com a conquista da Taça Bárbara Wright, disputada em Búzios. Segundo relato de Lars Grael em seu livro “A Saga de Um Campeão” (Editora Gente, 2002) a conquista resultou em muitas feridas e deixou seu pé em carne viva, machucado como quem volta de uma guerra, mas o retorno às velas foi melhor do que ganhar um campeonato mundial. Após seu retorno, já conquistou dezenas de campeonatos nacionais e internacionais.

Fonte: http://www.larsgrael.com.br/

Ronaldo Nazário (Fenômeno): Considerado o melhor jogador do mundo de futebol pela FIFA nos anos de 1996, 1997 e 2002. Vestiu a camisa da seleção brasileira pela primeira vez em copa do mundo aos 17 anos de idade. Sua carreira foi marcada por inúmeros gols e problemas em seus joelhos. A cada nova cirurgia, uma nova recuperação. Até que em fevereiro de 2008 sofreu nova contusão e encerrou o contrato com o Milan, a maioria achou que era o fim do “Fenômeno”, mas em dezembro de 2008 o Corinthians anuncia a sua contratação, e em março Ronaldo joga seu primeiro jogo com a camisa do clube brasileiro, e vem fazendo jogadas extraordinárias desde o seu retorno.

Fonte: http://www.ronaldo.com/


O Interessante é que em ambos os casos, não foi a necessidade de dinheiro que os fizeram retornar, mas sim a vontade de voltar a fazer o que lhes davam prazer. Seria muito mais cômodo para Lars e Ronaldo continuarem suas vidas longe das competições, mas não desistiram, correram atrás de sua realização. Muitos duvidaram da capacidade deles em conseguir bons resultados após os problemas por eles sofridos, mas estes brasileiros estão provando o contrário.

Estas atitudes são exemplos a serem seguidos. No seu dia-a-dia quando os obstáculos se levantarem à sua frente, pense muito antes de abandonar o que gosta de fazer. As adversidades aparecem em todas as áreas, algumas com maior e outras com menor freqüência, mas a presença delas é certa e o prazer no exercício da função é o que lhe proporciona motivação e criatividade para superá-las.

Lembre-se que a motivação gera a criatividade, a criatividade leva a eficiência e eficiência traz a recompensa.

Abraço,

Diego da Silva.

29/04/2009

Joinville, SC.

Nenhum comentário: