sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ESTÁGIO: UMA PORTA PARA O MERCADO


Apesar de ainda ser estudante de Ciências da Computação, Priscila Baraldi tem experiência suficiente para já se considerar bem preparada. Sabe que ainda tem muito a aprender, mas também tem consciência de que está à frente dos colegas que nunca estagiaram na área. Isso porque há dois anos ela abraçou a oportunidade que recebeu.


"Eu vejo que o estágio ajuda muito a aprender, porque na faculdade mesmo é só básico. Então, eu estou utilizando já o que eu aprendo em elaboração de projetos, trabalhos... um monte de coisas!"


Íntima do computador e fascinada pelo trabalho, Priscila não pára nem um segundo. A dedicação já gera frutos, afinal ela está sendo promovida! "Eu estou em processo de promoção. É um ótimo momento!"


Na Módulo, a temporada de estágios e trainees, aliás, está aberta. E a gerente de RH garante que há muita valorização dos jovens talentos na empresa.


"Os próprios sócios eram três jovens universitários quando fundaram a empresa. Então, existe uma proximidade muito grande com o estudante e com a formação e o desenvolvimento dele dentro da Módulo. Em todas as áreas temos histórias de sucesso de pessoas que começaram como estagiárias e hoje ocupam posições nas filiais ou mesmo na própria matriz."


Zuleika Ramos aconselha também que o jovem veja o estágio como impulsionador de carreira. Porque é, sim, possível crescer dentro das corporações.


"Se ele tiver interesse e se aplicar no seu próprio desenvolvimento, ver como oportunidade, com certeza ele vai trilhar seu próprio caminho."


Para trilhar bem essa trajetória, o jovem também deve estar sempre bem informado. Conversando com o especialista em Administração de Estágios aqui da Catho Online, descobrimos, por exemplo, de qual forma a nova Lei de Estágios , que aguarda sanção do presidente Lula, pode interferir na vida dos estagiários. Será que vai mudar muito?


"Existem duas tendências. A primeira é que haja um aumento de vagas. Com a redução da carga horária, muitas empresas podem optar por dois estagiários. Mas existe uma linha de pensamento de que vai haver redução de vagas, porque a obrigatoriedade de alguns benefícios, como férias remuneradas e vale-transporte, vai ocasionar um aumento de custos para as empresas. Elas podem escolher extinguir o cargo", explica Tiago Tomita, coordenador do Administrador de Estágios - Admest da Catho Online.


Mas enquanto não sabemos ao certo o que irá acontecer, Tomita dá dicas de como conseguir boas oportunidades. Lembrando, claro, que a própria Catho Online tem cerca de 19 mil vagas destinadas a estágios! Ou seja, só não consegue estagiar quem não quer!


"A primeira coisa é que ele esteja matriculado. Daí, pode procurar essas oportunidades no site da Catho Online, que seria uma opção bem vantajosa, porque a quantidade de vagas que nós temos atende grande parte dos currículos cadastrados. Outra opção é procurar nas próprias empresas ou faculdades."


A Catho Online conta com mais de 200 mil vagas de emprego. Seja um assinante e dê o primeiro passo da sua carreira.

Nenhum comentário: