quarta-feira, 17 de junho de 2009

MARKETING ESPORTIVO – Uma Ferramenta para Enfrentar a Crise.


Mediante a atual crise que estamos vivenciando, é fundamental que as organizações busquem ferramentas para atrair a atenção dos clientes em meio à concorrência.
Segundo BERTOLDO (2000), “Marketing Esportivo é o conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou através de patrocínio de equipes e clubes esportivos”.
Essa categoria de Mkt. tem como característica a capacidade de transferir a emoção do evento para a marca do patrocinador. (Oliveira e Pozzi, 1996). Bem como o de influenciar o cotidiano das pessoas, como nosso país é regado de histórias de corrupção e violência, o esporte traz a sensação de prazer e alegria, através das emoções que este proporciona.
Como em todas as formas de Mkt. tem seus objetivos específicos, mas que convergem entre si, destacam-se no Mkt. Esportivos os seguintes:
- Aumentar o Reconhecimento Público da Marca.
- Reforçar a Imagem Corporativa.
- Estabelecer Identificação com os Segmentos Específicos de Mercado.
- Envolver a Empresa com a Comunidade.
- Conferir Credibilidade ao Produto com a Associação à Qualidade e a Emoção Propiciada pelo Evento.
Para ilustrar a grandeza que o Mkt. Esportivo pode vislumbrar, pode-se fazer uma análise sobre os números da indústria esportiva no mundo que movimenta em torno de 1 trilhão de Dólares ao ano. Só o EUA é responsável por US$ 613 Bilhões, Europa US$ 3,3 bilhões e o Brasil R$ 31 bilhões.
No Brasil esse mercado é responsável por 3,3% do PIB, mercado esse que teve sua iniciação somente no final da década de 70 e início dos anos 80 através do vôlei, mas foi na década de 90 que houve a grande explosão do mkt. esportivo no Brasil, com a Parmalat (futebol), Banco do Brasil e Pirelli (vôlei). Foi neste momento que ficou claro a percepção do retorno que o mkt. esportivo trazia através da ampla visibilidade da marca que este propiciava.
Segundo a Market Analysis tiveram melhor retorno de imagem sobre o investimento as empresas do setor Petroquímico, Eletro-eletrônico e Têxtil, enquanto as que tiveram pior desempenho foram os setores Alimentícios, Financeiro, Bebidas e Telecomunicações.
É fundamental também que o profissional de marketing esteja atento ao público que este objetiva atingir, afinal o público que acompanha um campeonato de hipismo (elite) não é o mesmo que assiste uma partida de futebol (massa).
Também é importante observar com o que o esporte que você pretende divulgar a sua marca esta associada, em pesquisa aplicada em 4000 pessoas pela Enter Track, a Fórmula 1 foi o esporte líder na associação com o atributo Tecnologia, e a Natação no quesito Saúde.
Enfim, o Marketing Esportivo apresenta-se como um ótimo instrumento para divulgar a sua marca, no entanto requer alguns cuidados para obter o retorno que este poder propiciar.

Pesquisa realizada com a colaboração de Ana C. Machado, Cleocir Pedroso e Jordana A. Vieira.



Grande Abraço,

Diego da Silva.

17/06/2009.

Joinville, SC

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