quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Auto-Motivação

Em outro artigo comentei sobre pessoas que não querem ser motivadas, e isso deixou uma brecha para mais comentários sobre a capacidade individual do ser humano em se motivar.

A auto-motivação está muito ligada com o gostar do que você faz, quando isso acontece você consegue superar as expectativas, pois é comum você pensar em suas atividades mesmo quando não está em seu horário de trabalho e é isso que diferencia os profissionais.

Vejo por mim mesmo, as melhores idéias que tive para implantar na organização foram em momentos de lazer ou mais comumente lendo livros. Isto acontece porque você tira as tensões que estão afetando sua mente, deixando seus pensamentos livres para criar novas oportunidades de negócio. É como quando você está tentando resolver um cálculo matemático por horas e não chega a um resultado esperado, se você persistir tentando sem uma parada para aliviar a tensão, provavelmente não obterá o resultado. Em contra partida, quando você pára e reinicia com a mente descansada as coisas começam a encaixar.

Você já reparou que um atleta na maioria das vezes está motivado, principalmente os esportistas da natação e atletismo em geral. Isso se justifica porque eles tem metas e recordes à serem alcançados e superados. Então partindo deste princípio, entende-se que a meta é mais uma ferramenta para a motivação, então se em sua função você não tem metas estipuladas, crie você mesmo. Em muitas funções isso é mais complicado de mensurar, mas observando o seu dia-a-dia com certeza você irá encontrar alguma forma para isso.

Outra dica que aprendi é estipular metas e objetivos para a sua vida, por ser tão simples muitas pessoas não aplicam acreditando não fazer efeito, mas faz toda a diferença. Você deve estipular metas tanto no campo pessoal quanto profissional e fazer com que os mesmos sejam convergentes, pois você não pode caminhar para dois sentidos, e abrir mão de um significa prejudicar o outro.

Para as metas e objetivos serem alcançados, você deve escrevê-los em algum lugar onde você frequentemente possa ler, para que você não perca o foco. É importante estipular datas para o alcance dessas metas e objetivos, e um acompanhamento para a adequação dos mesmos.

Para não me estender muito, resumimos que para a auto-motivação temos aqui expostas três importantes e funcionais ferramentas: Gostar do que faz, Metas Organizacionais e Metas para a sua vida.

Lembre-se: Você é a única pessoa que pode se motivar, os outros podem apenas fazer você enxergar isso.

Grande Abraço,
Diego da Silva
17/09/2008.
Joinville, SC

Nenhum comentário: