segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Palestras Motivacionais: Investimento ou Despesa?


Muito tem se falado de palestras motivacionais nas organizações, mas temos observado que muitas pessoas ainda são resistentes quanto à motivação, principalmente pessoas com meia idade ou acima.

Ora, não adianta querermos motivar alguém que não quer se motivar, é como querer ensinar alguém que não quer aprender, então antes de palestras motivacionais é importante conscientizar os colaboradores da importância da motivação na vida pessoal e profissional de cada um e fazê-los abrir a mente para esse atributo.

Todo ser humano, tem uma história fora da organização, então deve se considerar que os motivos para uma pessoa não aceitar a motivação podem ser os mais diversos possíveis, muitas vezes um contexto difícil envolve essa pessoa e a mesma assume o papel de vítima (negativismo) em vez de guerreiro (positivismo).

No entanto, precisamos ter em mente que, exceto raras exceções, pessoas negativas atravancam nossas empresas, impedem o crescimento da companhia e muitas vezes influenciam outros colaboradores prejudicando ainda mais.

Já a pessoa motivada, é aquela que lhe ajuda a ver longe, imagina o seu crescimento e consequentemente o crescimento da organização, contudo a motivação pode ser temporária, e é aí que entra o papel das palestras motivacionais dentro da organização. Acender a chama do desenvolvimento, que é como eu definiria a Motivação.

Agora, a organização não pode esquecer que a motivação sem reconhecimento é nula, e o colaborador sabe quando o empregador usa a motivação apenas para o crescimento da empresa e não para o desenvolvimento de todos: organização e indivíduo.

Resumindo: Para que as palestras motivacionais sejam um investimento, você deve conhecer a sua equipe de trabalho, identificar seu público alvo e avaliar os que devem ou não fazer parte dessa equipe, que motivada será responsável pelo desenvolvimento contínuo da empresa e dos indivíduos que a compõe.

E lembre-se, você só pode verdadeiramente motivar se você é motivado.

Grande Abraço,
Diego da Silva
http://diegosilvasc.blogspot.com/
29/08/2008

Joinville, SC

Nenhum comentário: