quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A Vulgarização do Estágio.


Você já reparou como é grande o número de vagas para estágio nas páginas de empregos em jornais? Será que realmente essas vagas estão objetivando o desenvolvimento do estudante ou apenas querendo mão-de-obra barata?

A partir desse questionamento resolvi fazer uma pesquisa informal com pessoas que estagiam ou já estagiaram, e o resultado infelizmente não me surpreendeu. A maioria dos que já passaram por essa experiência, afirmaram que executaram atividades que nada tinham haver com o seu curso.

Muitos estudantes realmente não têm muita escolha, precisam do estágio para pagar a sua faculdade. No entanto, os empresários que utilizam desse mecanismo para “sonegarem” impostos, acabam prejudicando toda a economia indiretamente. Reflita comigo: Nas mesmas páginas que procuram estagiários, outros anúncios oferecem trabalho efetivo para pessoas com “experiência”, então, teoricamente o estagiário tem experiência e está apto à vaga, mas na verdade nunca exerceu na prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, e consequentemente tem uma “falsa” experiência, causada por quem? Pelo empresário que viu no cargo estagiário, uma forma de pagar menos impostos e encargos.

É de conhecimento de todos que em muitos casos, a experiência é muito importante, e estamos sujeitos a contratação (que geram custos razoáveis) erradas, de pessoas que teoricamente têm experiência, e na prática podem cometer erros que sacrificam o trabalho gerando ainda mais prejuízo. E não venham me dizer, que isso é culpa do ex-estagiário, pois cada um quer o seu lugar ao sol, e ninguém com sã consciência quer prejudicar a empresa em que está trabalhando.

Pessoal, não quero generalizar, pois conheço também muitas pessoas que fazem estágio com atividades condizentes ao curso que fazem, mas se você é empresário ou futuro empresário, pense nas armadilhas que você mesmo está armando para o mercado de trabalho. Vamos realmente, através do estágio, desenvolver pessoas altamente qualificadas e eficazes, alavancar a economia brasileira com mentes brilhantes que sabemos que existe nesse país.

Isso não é utopia, bastar aprendermos a utilizar os recursos que temos da maneira correta.

Grande Abraço,

Diego da Silva
http://diegosilvasc.blogspot.com
03/09/2008.
Joinville, SC

Nenhum comentário: